terça-feira, 23 de novembro de 2010

O RITUAL DA REFEIÇÃO


Comer é uma pratica simples: nós colocamos o alimento em nossas bocas, depois o mastigamos e o engolimos. Nada de místico com relação a isso, correto?
TALVEZ NÃO. Mas por causa da impostância do alimento, ele tem sido associado à politica, às estruturas sociais, aos sistemas legais, à manutenção da saúde., à magia, e, claro, à religião.
As nossas vidas ainda contém vestígios destas práticas antigas. A oração (ou vou dizer uma graça) antes das refeições é talvez o mais comum. É popular, não somente no cristianismo, mas também na maioria das outras religiões, O desejo de agradecer pelo alimento devido ao ato de comer tem suas origens nos sacrifícios pagãos, comuns no antigo Egito, na Suméria, Grécia, roma, e em muitas outras culturas. Porções de laimentos eram queimadas ou colocadas em tigelas de oferendas. O alimento é hoje apenas abençoado.
A idéia hoje é a mesma: verbal ou psicologiamente há a associação do alimento com a divindade. Há muito tempo, os humanos passavam a maior parte do tempo de sua exintência assegurando um suprimento estável de alimentos, os quais podiam ser destruídos pelo fogo, pela estiagem, por pragas de insetos, chuvas torrenciais, tempestades e geadas fora de estação. Incapazes de prevenir fisicamente tais catástrofes, os humanos voltavam-se às suas divindades para pedir proteção.
Quando havia sobras na colheita, os nossos ancestrais agradeciam às suas divindades com oferendas de alimentos. estas oferendas eram enterradas, arremessadas ao ar ou atiradas ao fogo. As porções destinadas as divindades não eram consumidas pelos seres humanos.
igualmente hoje, com um tremendo conhecimento botânico e global, com os relatórios climáticos, os fazendeiros na maior parte do mundo ainda estão à mercê das forças da natureza.
o aumento do conhecimento e os instrumentos disponíveis aos fazendeiros e toda infra-estruturda agrícola que leva a bons resultados, pôs fim a tais eventos com relação à destruição de suas plantações.
Em muitas partes do mundo que sofrem com escasses, o alimento tornou-se um instrumento da política. As pessoas estão famintas em todos os continentes e dentro de nossas próprias fronteiras. Suplementos de emergência enviados por navios aos famintos são normalmente levantados pela intervenção do governo ou convertidos por aqueles que estão no poder.

Estes dois fatores- a incerteza de nossos suprimentos alimentares e a sua escassez em muitas partes do mundo - deveriam intensificar a nossa apreciação e nosso respeito pelo alimento.
Os nossos ancestrais veneravam os alimentos, vendo-os como um dom vindo das mãos das suas divindades.
As bruxas, não veneram os alimento, embora nós o respeitemos como uma substância sustentadora da vida, contendo as energias da Terra. O alimento é uma manifestação das energias divinas que são vitais para a nossa sobrevivência. A aproximação do alimento desta disposição torna-o mais fácil para que nós possamos utilizá-lo como instrumento de autotransformação.
Com relação à orção: se você não pertence a nenuma religião em particular, e não tem o hábito de orar antes das refeições, não há razão para fazê-lo agora. Devido ao ato de alimentar-se, simplesmente harminize-se co o alimento (com todos em geral, não apenas com aqueles que você esteja ingerindo para propósitos mágicos). Você pode facilmente fazer isto colocando as suas mãos em ambos os lados da sua porção de alimento antes de começar a ingeri-lo. Sinta suas energias por alguns segundos. Você não precisa dizer nada. Este simples ato, na frente daqueles que não sabe nada a respeito de seus estudos mágicos, prepara seu corpo para aceitar o alimento. Você absorve a sua essência (poder) antes de absorver a sua manifestação.
Se for costume orar antes das refeições, continue a fazer isto. A religião e a magia tem sido sempre estritamente ligadas - a Religião venera as energias que criaram todas as coisas; a Magia utiliza as energias em todas as coisas que foram criadas.
Você também pode incluir uma oração para a sua divindade enquanto se alimenta, ou direcionar o seu conceito da divindade durante a preparação mágica e o consumo do alimento. Embora esta pareça ser uma idéia nova, ela não é. Ela é realizada ao redor do mundo por milhões de não-cristãos; povos não ocidentais.
Comer - e a digestão resultante disto- é um ato de transformação. Os nossos corpos transformam os alimentos no combustível necessário para a continuidade da nossa existência física. Fique atento também aos aspectos superiores dos aliemtno, todas vez que você ingerir alguma coisa

Abençoados sejam
Próxima postagem falaremos sobre o vegetarianismo
LUZ



Nenhum comentário:

Postar um comentário