quinta-feira, 11 de novembro de 2010

INSTRUMENTOS DA COZINHA MÁGICA

O CALDEIRÃO

Há muito tempo associado com a Bruxas na imaginação popular, os caldeirões foram, outrora, os potes comuns da culinária, usados por toda a Europa. Feitos de ferro, marcados com listas para medidas, e no formato com três pés longos, milhões de caldeirões têm sido presos ou colocados nas lareiras para cozinhar a refeição da família, as tão amadas marmitas dos cozinheiros contemporâneos têm as suas origens no modesto caldeirão. A associação do caldeirão com as Bruxas deriva da infame cena das Três Bruxas, nas obra Macbeth, de Shakespeare. Usar um pote de ferro para a preparação de bebidas (como os chás eram feitos), ou cozinhar, não era incomum no século dezesseis. O que foi incomum, e o que atraiu a atenção do público, foi o tipo de cozimento sendo feito por estas três mulheres.
Entre as Bruxas, o caldeirão é honrado como símbolo da Grande Mãe, assim como as tigelas, os jarros e os potes.
Potes de ferro fundido com três pés ainda são produzidos para propósitos decorativos e ocultos.


O PILÃO

O liquidificador e o processador de alimentos das épocas remotas, o pilão ainda são usados por alguns cozinheiros para esmagar ou moer ervas e nozes. pilões pré-históricos foram encontrados entre os restos arqueológicos de muitos povos datam da época do Neolítico (idade da pedra polida). Os pilões idênticos àqueles usados antes da conquista dos povos mexicanos ainda são usados no México contemporâneo.
Muitas tribos indígenas do Sudoeste da Califórnia adaptaram os pilões ao criar buracos em imensas pedras. uma pedra redonda era usada como um almofariz (semelhante ao pilão). 
Os processadores de alimentos são ferramentas importantes para muitos de nós, pois economizam tempo. Eles, o pilão e o almofariz, podem ser usados, acho até que fica muito melhora processar o alimento de forma tranquila, moer por exemplo duas xícaras de amêndoas com um pilão pode ser demorado, mas, ao se fazer isso, nós podemos emanar o nosso poder pessoal no alimento e nos concentrar em sua eventual utilização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário