quinta-feira, 18 de novembro de 2010

INSTRUMENTOS DA COZINHA MÁGICA

PRATOS E TRAVESSAS


Os pratos foram muito provavelmente usados antes das tigelas. Os primeiros pratos eram peças de madeira ou folhas riças, que estavam à mão para segurar e refrescar levemente o alimento cozido no ato de comer.
Os pratos são regidos pelo Sol e pelo elemento terra. Falando-se de forma geral, eles representam o mundo físico, o dinheiro e a abundância. Qualquer prato feito de materiais naturais pode ser usado para a magia.




DESPENSA

As despensas são comuns em todas as casas antigas. Hoje, a maioria das pessoas enche os armários com pilhas de mercadorias e alimentos enlatados. A despensa é regida pelo elemento terra e pela Lua; por ele ser um recipiente que armazena alimentos, está intimamente ligado à GRANDE MÃE. Para nossos propósitos, a sua cozinha, com os armários de prateleiras e/ou gavetas, constitui uma despensa.
A culinária mágica deve manter um estoque de ingredientes culinários básicos: sal, açúcar (se você usá-lo), mel, ervas e temperos; todos os grãos; farinha de todos os tipos; fubá; vinagre; óleos vegetais e outros alimentos similares, armazenados em recipientes à prova de ar.
Sendo um lugar onde o alimento é armazenado, a despensa deve ser protegida. Uma corda de alho trançado ou de pimenta malagueta pendurado na despensa é um bom efeito. enquanto pendura a corda, visualize as forças das energias dos vegetais, afugentando qualquer coisa que possa contaminar os alimentos.




COLHERES E ESPÁTULAS

A colher é uma tigela com cabo. Sendo assim, ela é relacionada com a Lua e com o elemento água.
As colheres têm sido usadas por milhares de anos. Até bem recentemente, no Japão, os shamoji, ou a espátula de arroz, era considerada um objeto mágico. Pequenas espátulas de arroz, eram pregadas na porta da frente da casa para guardá-la, e na esperança de que os seus habitantes nunca passariam fome por falta de arroz.


        GARFOS
  
Embora sejam encontrados nas mesas ocidentais hoje, os garfos foram outrora usados unicamente para propósitos que não era o de se alimentar, como lancear peixes, trabalhar com feno e cavar. O primeiro garfo foi provavelmente uma vareta bifurcada. Até o final do século dezessete, a maioria dos pvos ocidentais comiam com os dedos. Embora o garfo tenha sido introduzido na Europa no século onze, levou cinco séculos para que ele ganhasse um uso difundido.
O garfo é regido por Marte e pelo elemento fogo. Como uma ferramenta de alimentação ele tem sido considerado sagrado, e garfos curvados tinham um papel de proteção nos rituais europeus. Eles eram enterrados em jardins ou colocados dentro de peredes para afastar a negatividade.


AS FACAS

As facas foram inicialmente criadas ao se lascar pedras duras, jaspe e outros cristais de quartzo em instrumentos elegantemente afiados. A faca é regida por Marte e pelo elemento fogo. Esta ferramenta tem sido usada tanto para propósitos de ameaçar a vida (agressões), como também para confirmação da vida (arte culinária). Foi o primeiro utensílio usado para refeição.




UMA OBSERVAÇÃO SOBRE A CULINÁRIA MÁGICA

- Quando preparar alimentos para propósitos pagicos específicos, cozinhe com dedicação e cuidado. Tenha seu objetivo em mente. Saiba que o alimento conté, as energias que você requer.

- Sempre mexa no sentido horário. Acredita-se que o movimento no sentido dos ponteiros do relógio esteja em harminia com o movimento aparente do Sol no céu, e tem sido associado à vida, à saúde e ao sucesso.

- Corte os alimentos em formato simbólicos do seu objetivo mágico; isto é, corações, estrelas ou círculos.

- Se estiver cozinhando o aliemtno que será consumido por outras pessoas, assim como si próprio, não carregue todo alimento com energia. Prepare-o naturalmente como de costume. Depois, quase na hora de servir, carregus sua própria porção com a energia e visualização .A falta de separar sua própria porção carregada de poder é trilhar o perigoso caminho da magia manipulativa. (a não ser claro que seja o prato preparado, para outra pessoa).

- COZINHE COM AMOR

Nenhum comentário:

Postar um comentário